A chegada do 5G tem levado a uma rápida evolução de tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning e a internet, revolucionando o nosso jeito de fazer as coisas. Novos serviços e produtos, modelos de negócios e experiências serão cada vez mais impactados.
Algumas facilidades que temos atualmente no jeito de fazer as coisas não eram nem imaginadas há 15 anos ou 20 anos. E ainda vem muito mais por aí! Confira algumas tecnologias que estarão disponíveis (e acessíveis) muito em breve em nosso dia a dia.
- Óculos conectados
Seus óculos de leitura poderão se conectar à internet. Isso quer dizer que experiências de realidade virtual ou aumentada podem fazer parte das facilidades oferecidas. Virar páginas de e-books sem usar as mãos, também.
- Impressoras 4D
Você já deve ter ouvido falar das impressoras 3D. Há inclusive equipamentos (e materiais) em desenvolvimento capazes de imprimir órgãos humanos. Pois bem, a impressão 4D possibilitará um passo a mais ao criar objetos “vivos”. Por exemplo: produzir, com materiais inteligentes, uma prótese que acompanha o crescimento corporal.
- Diagnóstico por comprimidos
Com a evolução da nanotecnologia, bastará ingerirmos uma simples pílula (inteligente, claro) para sermos capazes de obter informações diversas sobre a nossa saúde, em tempo real.
- Carros do futuro
As características mais prováveis (algumas já implantadas ou bem avançadas) dos nossos veículos no futuro serão:
Elétricos – Remetendo à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Automatizados – Permitindo que a condução do automóvel aconteça sem a intervenção humana.
Inteligentes – Totalmente ligada ao conceito de automação, a inteligência artificial permitirá que carros possam se comunicar (uns com os outros), reduzindo a possibilidade de acidentes e de tempo com deslocamentos, por exemplo.
Conectados – A conexão com a internet a bordo possibilitará desde a condução autônoma e a comunicação entre veículos até entretenimento, estudo ou trabalho dos ocupantes.
Voadores – Irão facilitar e agilizar o deslocamento em grandes metrópoles. Há diversos projetos em andamento – alguns mais próximos de um drone do que de um veículo convencional, por enquanto.
- Realidade mista
Pessoas em diferentes locais físicos poderão participar de reuniões através de seus hologramas, de maneira colaborativa e compartilhada. Alguns aplicativos, como o Microsoft Mesh, por exemplo, prometem que você terá a sensação de estar fisicamente no lugar, sentido a presença dos demais participantes. Em outro projeto, o Hanai World, a intenção é conectar experiências de entretenimento ao vivo e digital em eventos únicos, com recursos holográficos.
- Hiperautomação
Nesse mercado, que deve movimentar cerca de 600 bilhões de dólares em 2022, a ideia é substituir tarefas automatizadas limitadas por outras que funcionem coletivamente. O machine learning faz parte desse processo (assim como a IA, a internet 5G e a IoT), uma vez que esse tipo de tecnologia possibilitará às máquinas a capacidade de aprenderem sozinhas e reconfigurarem processos de trabalho (e não uma única tarefa), tornando-os mais eficientes.