As primeiras bicicletas compartilhadas do mundo surgiram em Amsterdã, na Holanda, em 1965. O serviço era gratuito e não havia um sistema de controle, mas o objetivo já era o mesmo de hoje: reduzir o número de automóveis nas ruas, tornando-se uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana.
Muitos anos (e problemas) depois, cidades ao redor do mundo foram aperfeiçoando seus modelos e implantando sistemas de cobrança e controle. No Brasil, as primeiras versões de bike share chegaram em 2008, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome Pedala Rio, que hoje se chama Bike Rio.
Atualmente, diversas cidades do nosso país, especialmente capitais, já contam com a modalidade de bicicletas compartilhadas. Na América Latina, o Brasil é líder em bike-sharing, sendo que o uso cresceu cerca de 400% nos últimos 10 anos (de acordo com estudo “Micromobilidade no sul global”, lançado pela startup Tembici).
Vamos conhecer alguns dos aplicativos mais populares no país?
- Bike Itaú
Em parceria com a Tembici, as Bikes do Itaú estão em várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Pernambuco (diversas regiões do estado). Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo e seguir as instruções. Você pode escolher entre bikes comuns e elétricas.
- Tembici
A Tembici também está em Brasília com mais de 500 bicicletas distribuídas em 70 estações. Basta baixar o aplicativo, fazer o cadastro, escolher o plano e pronto. O uso é liberado por QR CODE.
- Ciclo Sampa
Com pontos espalhados pela Avenida Paulista, Zona Oeste e Sul da cidade de São Paulo, os interessados precisam fazer um cadastro no site e depois deverão usar o aplicativo para fazer o processo de locação. No Ciclo Sampa, o uso é gratuito nos primeiros 30 minutos.
- Scoo
Além da bicicleta, patinetes e equipamentos de segurança, como capacete, também podem ser alugados através do Scoo. O serviço está disponível em alguns pontos da cidade de São Paulo e pode ser usado baixando o aplicativo.
- Cascavel Vai de Bici
A cidade localizada no oeste do Paraná também tem bike para uso compartilhado. Em Cascavel, o usuário deve acessar o site para fazer o cadastro e aderir a um dos planos disponíveis.
- Bicicletar
Esta é uma opção para quem mora em Fortaleza. Para utilizar, basta baixar o aplicativo ou acessar o site. O monitoramento das estações inteligentes, onde ficam as bicicletas, é feito em tempo real, já que as mesmas são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless.
- Bike VV
Para quem mora em Vilha Velha, no Espírito Santo, o Bike VV, em parceria com a Tembici, oferece 200 bicicletas. O aluguel pode ser feito pelo app Tembici ou através de um cartão do usuário Bike VV, adquirido no ponto físico da cidade.