A automação integrada à Inteligência Artificial é uma realidade vivenciada diariamente em um número cada vez maior de empresas ao redor do mundo. A pesquisa Global AI Adoption Index 2021, conduzida pela Morning Consult em nome da IBM, aponta que 40% das companhias brasileiras já utilizam IA em suas operações. A tecnologia inteligente contribui para reduzir custos, aprimorar métodos e gerar melhores resultados aos negócios.
A mão de obra humana tende a ser utilizada para ações mais estratégicas, já que muitas atividades operacionais vêm sendo desenvolvidas por robôs capazes de realizá-las de forma mais ágil, ininterrupta e confiável, com menores índices de erro.
Para a área de TI, assim como para outros setores, a automação de processos com IA promove maior assimilação de dados e gera gráficos e relatórios sem a intervenção humana. As principais vantagens desse avanço tecnológico são melhorias na eficiência operacional, escalabilidade de atividades e aumento de competitividade.
A Inteligência Artificial está em constante evolução e expande sua capacidade de criar soluções para diferentes problemas corporativos. As instituições que tiverem êxito no uso dessa tecnologia ganharão uma vantagem competitiva considerável frente aos seus concorrentes.
Veja abaixo algumas aplicabilidades da IA na tecnologia da informação:
Service Desk
A Inteligência Artificial aumenta a capacidade de aprendizagem e otimiza o atendimento sem exigir novos recursos por parte das instituições. Através de assistentes virtuais, é possível atender chamados relacionados a problemas de TI de forma inteligente, sem interromper a rotina da equipe especializada. Dessa forma, os profissionais da área podem focar no core business do negócio, gerando maior produtividade.
Machine Learning
Aplicar métodos para que os equipamentos se autodesenvolvam a partir de informações e padrões é mais uma das inúmeras funcionalidades da IA. Consequentemente, a máquina não desempenha apenas atividades específicas, mas também toma decisões a partir da interpretação de dados sobre quais melhorias são necessárias e então as executam.
Big Data
Outro segmento que ganha destaque com a crescente da IA, o Big Data pode ser usado para análise de um grande volume de dados e ajuda a gerar insights a respeito do comportamento do consumidor, melhor compreensão do cenário para a tomada de decisões mais convictas e maior conhecimento de informações.
A chamada Inteligência Artificial Generativa possibilita a detecção e remediação de possíveis ameaças. A ferramenta discerne padrões capazes de identificar operações fraudulentas, podendo ser muito útil em instituições financeiras, como bancos. Dessa forma, é possível desenvolver mecanismos de defesa inteligentes para uma proteção mais eficiente.
Em um mercado com fluxo veloz, constante e volumoso de informações, a aplicação de Inteligência Artificial na TI é uma alternativa que merece atenção e investimento. Combinada com a capacidade humana, esta tecnologia tem potencial para impulsionar os negócios a resultados surpreendentes.